DICAS DE FALHA NO VEÍCULO
Você está dirigindo normalmente e, do nada, sente uma falha. O que
fazer? Correr para o mecânico? Calma, a primeira recomendação é avaliar o que
aconteceu com seu automóvel nos momentos anteriores à falha. Depois, a dica é
observar se a situação se repete antes de ir a uma oficina. Gasolina
adulterada, troca de combustível, fortes pancadas e até lavar o motor podem
causar os defeitos.
Um dos principais motivos de falhas nos carros
de hoje em dia é em função do combustível. Se você abasteceu em um posto em que
não costuma ir e depois o carro começou a engasgar, pode ser combustível
adulterado. “Isso é comum acontecer. Infelizmente, temos muitos casos de
combustível adulterado que influenciam no funcionamento do motor”, diz Renato
Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia,
de São Paulo. Neste caso, o problema deverá acabar na medida em que for
completando o tanque com combustível bom. Outro problema relacionado ao abastecimento é
quando há troca significativa de combustível nos veículos flex. Você está
usando álcool há bastante tempo e passa para a gasolina, por exemplo. Nestes
casos, é possível ser algum defeito no sistema de reconhecimento do
combustível. Se a falha persistir por mais de um dia, você precisa procurar
assistência.Está relacionada à parte elétrica outra
“pegadinha” da falha. Após passar por buracos ou locais com muita trepidação, é
possível que algum conector desencaixe ou fique com mau contato. Se você sentir
falhas após o carro sacolejar demais, uma dica é abrir o capô e ver se todos os
conectores visíveis estão no lugar. Um simples encaixe pode acabar com o
problema. E se o veículo começou a engasgar depois de uma lavagem, algum
componente do sistema elétrico pode ter sido molhado. “Motor de carro não se
lava. A sujeira que fica no entorno, de certa forma, é até boa porque ajuda nas
vedações”, observa Romio.
Mas se você não passou por nenhuma das situações
acima e seu carro segue falhando, é bom procurar um especialista. O principal
motivo de falha em motores, conforme Romio, é a variação de emissão de
poluentes provocada por falta de manutenção, que vai desde limpeza no sistema
de injeção até velas estragadas. As velas, aliás, costumam ser as primeiras das
listas dos motoristas quando o veículo perde potência. “Se as velas estão com prazo vencido, é aconselhável trocá-las primeiro quando perceber uma falha”. Porém, há dezenas de outras peças que podem estar com defeito, entre eles cabos de velas, bobina, filtro de combustível, filtro de ar e filtro de combustível.
Fonte: terra.com.br
Fonte: terra.com.br
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