Gol Motor AT 16V 2000 : Misturando Água e Óleo

Defeito: Veículo chegou na oficina com superaquecimento grave, com água e óleo completamente misturados. Reparador experiente e criterioso fez um serviço caprichado, com retífica de cabeçote e troca de diversos componentes. Mas um mês depois cliente reclamou que o motor estava misturando novamente água com óleo.


Diagnóstico: A primeira reação foi a de lamentação, e as causas mais prováveis eram uma trinca no cabeçote ou no bloco do motor; erro de retífica; falha em algum componente como junta de cabeçote por exemplo; e erro na montagem. Porém, ao conversar com o cliente sobre como ele chegou a este diagnóstico veio a resposta reveladora. O cliente estranhou que a água do reservatório de expansão havia abaixado um pouco, e na vareta de nível do óleo havia uma formação de uma borra. Diante desta narrativa, conclui-se que não havia nada de errado com o motor, e que esta borra formada na vareta é uma característica do veículo, pois praticamente todos apresentam esta formação. E quanto ao nível do reservatório de água , é normal após este tipo de trabalho no motor a necessidade de se completar o nível de água por um período.   


Solução: Quando o veículo retornou para a oficina, estava funcionado perfeitamente, e no óleo lubrificante não havia nenhum vestígio de contaminação. Apenas uma pequena formação de borra na vareta estava lá, e foi removida. O Sistema de Arrefecimento funcionava 100% dentro do previsto, incluindo abertura da válvula termostática e acionamento da ventoinha na temperatura correta.

Comentários

Postagens mais visitadas