Combustível limpo, motor mais eficiente


Fizemos a troca do filtro de combustível em um modelo Volkswagen Gol equipado com motor 1.6 Totalflex, veja também as dicas de manutenção e diagnóstico para manter o sistema em ordem
O filtro de combustível de um veículo tem a importante missão de filtrar as impurezas do combustível para não danificar os componentes da injeção eletrônica do motor ou do carburador, nos casos dos carros mais antigos. Partículas de sujeira como poeira, ferrugem e resíduos, muitas vezes provenientes do tanque de combustível ou do armazenamento no posto de abastecimento, são prejudiciais e podem causar avarias sérias ao conjunto.

Mais uma vez, a manutenção preventiva vai garantir o funcionamento perfeito do motor e do sistema de alimentação, ou seja, trocar o filtro no prazo determinado pela montadora assegura que o veículo rode com mais desempenho, conforto e segurança, além de causar menor emissão de poluentes, menor consumo de combustível e redução de desgaste dos componentes internos do motor.


Nessa matéria, acompanhe a troca do filtro de combustível do Volkswagen Gol, equipado com modelo 1.6 Totalflex. O engenheiro da Bosch, Mario Tommey, alerta, em primeiro lugar, sobre a necessidade de usar peças corretas para aplicação, inclusive para motor bicombustível, com filtro específico para a mistura álcool e gasolina. “Recomendamos que a troca preventiva seja feita a cada 10 mil km, mas que a peça seja checada a cada 5 mil km”, comenta.


De acordo com Fernando Landulfo, instrutor técnico do SENAI, o prazo de troca do filtro de combustível, determinado pela montadora, deve ser rigorosamente obedecido. “Porém, quando não se pode garantir a qualidade do combustível ou se o tanque não é limpo há muito tempo, esse prazo pode ser diminuído. A troca pode ser feita antes, nunca depois”, complementa.


Quando o filtro se aproxima do final da sua vida útil (já reteve partículas), começa a provocar restrição na filtragem, que pode causar problema nos componentes da injeção, principalmente, na bomba de combustível e nos bicos injetores.


“Quanto mais sujo está o filtro, menor é a vazão do combustível e a pressão do combustível que chega aos injetores, o que muda o comportamento do veículo”, diz Landulfo.


A Tecfil esclarece que os filtros de combustível para injeção eletrônica são construídos em material altamente resistente e tem como função manter o combustível limpo. “Vale lembrar que a vida útil deste filtro depende unicamente da qualidade do combustível utilizado”, afirma Roberto Rualonga, técnico da empresa.


Conforme as explicações da Mann-Filter, o uso correto de filtros evita vazamento de combustível, problemas no funcionamento do motor; corrosão, desgaste precoce e problemas nos componentes de injeção e carburadores. Além disso, provém maior vida útil do motor e mais segurança, pois protege os bicos de injeção e outros componentes do sistema de alimentação.


Landulfo explica ainda que os sintomas de que existem avarias no filtro de combustível variam de acordo com a estratégia da unidade de comando de cada modelo. “O melhor mesmo é medir a vazão e a pressão do sistema dentro de prazos pré-estabelecidos”.


Sintomas de problemas no filtro:


– Falha de funcionamento

– Marcha lenta irregular
– Falhas de aceleração
– Lâmpada de advertência pode começar a acender por conta da sonda lambda, que indica mistura pobre.


A aplicação correta é absolutamente essencial para o bom funcionamento dos filtros e para atestar a sua eficiência. E, nos dias de hoje, quando a frota de veículos está tão grande e diversificada, o técnico deve ficar atento para instalar um filtro que atenda as características do veículo. “No caso dos veículos movidos a alcoól ou sistema flex, a carcaça do filtro deve ser construído com aço inoxidável ou plástico, pois o álcool ataca metal ferroso, além disso, deve resistir à pressão do sistema. O elemento filtrante tem que ser apropriado ao uso do álcool. Isso sem falar nos problemas de restrição e vazamentos que um filtro inadequado pode causar”, avisa.


Procedimento


“A troca do filtro de combustível, apesar de ser um procedimento aparentemente fácil, requer conhecimento do técnico, principalmente, em relação à aplicação correta, afinal dependendo do sistema de injeção e bombeamento, o filtro precisa ser o adequado”, diz Mario.


De acordo com a Bosch, um dos grandes avanços tecnológicos do filtro é o engate rápido em substituição à abraçadeira, que deve constar no kit de reposição. Vale lembrar que adaptações nas conexões ou nas mangueiras podem causar vazamentos.
Para fazer o trabalho, é necessário o uso de luvas e óculos de proteção. No caso do Gol, não é preciso despressurizar a linha de combustível. Antes de instalar a peça nova, veja se as conexões estão ressecadas ou quebradas.


1) Com o veículo no elevador e o motor frio, solte a cinta de fixação do filtro, presa por parafusos.

Obs.: Não esqueça de colocar um recipiente em baixo do carro para não cair combustível no chão.


2) Em seguida, com a ajuda de uma ferramenta especial, solte as travas do filtro, que ficam uma de cada lado.

3) Agora, para remover o filtro, solte a mangueira de um lado e deixe que esgote a gasolina. Depois tire a mangueira do outro lado. Retire o filtro usado.
4) Para montar, certifique-se de que a aplicação é a correta para o modelo e inspecione o estado das mangueiras de conexão.


5) Conecte o novo o filtro e as mangueiras, observando o sentido do fluxo indicado na peça.
6) Coloque a cinta e encaixe os conectores até escutar o barulho da trava.

7) Para finalizar aperte os parafusos da cinta. Verifique se não há vazamento.
Obs.: Como a linha está vazia, antes de dar a primeira partida, dê o sinal de ignição duas vezes e na terceira ligue o motor.


O caminho do combustível


O sistema de alimentação do combustível é responsável por levar o combustível do tanque até a câmara de combustão. É sugado pela bomba alimentadora, do tanque para o tubo distribuidor, passando pelo filtro de combustível. Em veículos com injeção eletrônica, a pressão no sistema é controlada por uma válvula reguladora de pressão.


O sistema do combustível é composto de: 


– bomba alimentadora
– filtro do combustível
– tubo distribuidor
– regulador de pressão
– válvulas de injeção

Comentários

Postagens mais visitadas