GM Vectra 2.0 98: Luz de Injeção Acendendo Intermitente

DEFEITO: Este Vectra 2.0 foi trazido a oficina após o proprietário verificar que a luz de injeção estava acendendo em alguns momentos quando o carro estava em movimento.
CAUSA: Como o cliente reclamava do acendimento da luz de anomalias, iniciamos os testes com o rastreamento do sistema de injeção eletrônica utilizando um scanner automotivo. Ao acessarmos a memoria de avarias da central de injeção vimos que o erro que estava sendo gravado quando a luz se acendia era “ Interrupção do circuito da sonda lambda”.
Fizemos os testes na sonda lambda e verificamos incoerência no sinal da mesma. Como esta sonda só tem um fio ( Entenda mais sobre esta peça) e para ela funcionar corretamente a mesma deve esta devidamente aterrada, partimos para os testes de aterramento.
Ao medirmos o aterramento da sonda lambda, foi verificado que o mesmo estava deficiente, ou seja com uma resistência acima do normal. Para sanar as duvidas fizemos um aterramento auxiliar para fins de teste. Pegamos um cabo e conectamos uma ponte do polo negativo da bateria até a carcaça da sonda. Com este cabo ligado foi feito a medição do sinal da sonda lambda utilizando um multímetro e o mesmo se mostrou dentro do padrão.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do cabo negativo que vai fixado na caixa de marchas do Vectra e o problema foi sanado.
este tipo de defeito na linha GM que utiliza sonda lambda de um fio não é raro. Por isto é sempre bom verificar o aterramento antes substituir esta peça tão importante.

Comentários

Postagens mais visitadas